LIVRO
7 de agosto de 2017WAHM
10 de agosto de 2017
Toque do papai – autonomia!
Esta semana pelo menos 3 conhecidos que me perguntaram com cara de espanto: “Como você dá conta de 3 filhos?!”. Respondi o de sempre: “Não dou conta! A palavra chave é AUTONOMIA!”.
Muitos pais, subestimam a capacidade de seus filhos. Eu realmente não entendo o contra-senso: Por um lado ficam surpresos com as peripécias e capacidades dos seus rebentos, reflexo claro da capacidade desse “serhumaninho” em desenvolvimento; por outro lado, querem fazer tudo “de mão beijada” como se eles fossem incapazes de vestir uma meia!
Acredito que os permitir a liberdade para tentar, errar, e aprender, forma neles mais independência, o que não os impede de ter uma visão interdependente da família.
O Desenvolvimento do seu filho passa pelo caminho por vezes trabalhoso do desenvolvimento da autonomia. Pessoas aprendem fazendo. Na segunda vez tudo fica mais fácil, mas é necessário uma primeira. No lugar de amarrar o sapato dos pequenos todo dia, por que não ensinar como fazer, corrigir, ensinar de novo, e claro, comemorar quando eles conseguem?
Valorizar pequenas demonstrações de autonomia faz parte do processo e os ensina a valorizar seu próprio esforço. Além disso desenvolve neles uma mentalidade de protagonismo, na qual cada um é responsável pelo que faz.
Estudos mostram que desenvolver um “lócus de controle interno”, ou seja, a percepção de que sua vida é resultado do que você faz, é uma das chaves para uma vida de realizações. Comece pequeno, deixe que pelo menos uma parte do “uniforme” ele vista sozinho, celebre cada vitória, e aos poucos a autonomia vai chegando e você “dá conta de tudo”.